Síndrome de
Eisenmenger
visitantes




Síndrome de Eisenmenger
O Que É?
A Síndrome de Eisenmenger é uma doença complexa, multifactorial e que exige tratamento multidisciplinar. A história desta doença teve início em 1897, com a publicação de um médico austríaco sobre seu paciente que morreu com maciça hemoptise. Actualmente, o nome Eisenmenger traz, a diversos médicos, conceitos diferentes, todos, entretanto, relacionados com a hipertensão pulmonar.

A Síndrome de Eisenmenger é a elevação da pressão pulmonar a níveis sistémicos, causada pelo aumento da resistência vascular pulmonar, com shunt reverso (direita-esquerda) ou bidireccional, através de um grande defeito congénito, intra ou extra cardíaco, não reparado.

Existem muitos tipos de defeitos cardíacos congénitos que estão associados a risco aumentado para desenvolver doença vascular pulmonar, como, por exemplo, comunicações inter ventriculares, persistência no canal arterial e defeitos do septo inter ventricular.

Aproximadamente um terço dos pacientes com doença cardíaca congénita não corrigida, não transplantados ou portadores de outras moléstias vão morrer de doença vascular pulmonar.

Pacientes com as características francas da Síndrome de Eisenmenger são considerados como portadores de uma condição progressiva, irreversível e não manipuláveis – excepto pelo transplante de coração e pulmão combinado, o qual é associado à alta mortalidade e morbidez. Entretanto, os muitos avanços na última década proporcionaram aos portadores melhor qualidade de vida.

Esta doença incluí um conjunto de sintomas: cianose (pele pálida azulada ou cinzenta devido a uma diminuição da quantidade de oxigénio no sangue), hipertensão pulmonar (pressão sanguínea elevada nos pulmões) e eritrocitose (aumento do número de glóbulos vermelhos no sangue devido à diminuição da quantidade de oxigénio no sangue).

O Síndrome de Eisenmenger afecta principalmente os adolescentes e aos adultos com determinados defeitos cardíacos congénitos que foram corrigidos tarde (após o primeiro ano da vida) ou que nunca foram corrigidos. Entretanto, o síndrome de Eisenmenger pode ocorrer nos bebés ou nas crianças que são afectados com hipertensão pulmonar; consequentemente, os sintomas relacionados à cianose podem aparecer numa idade muito mais adiantada.

A partir do momento em que pequenas diferenças das lesões anatómicas foram sendo descritas, o termo Eisenmenger passou a ser usado com mais regularidade na descrição das alterações fisiológicas ocasionadas por estes defeitos. Victor Eisenmenger falou pouco sobre fisiologia, e seus conceitos ficaram ultrapassados. Entretanto, sua descrição minuciosa de um só caso clínico deu origem a incontáveis estudos sobre hipertensão pulmonar e ao próprio nome da doença, como ela é conhecida hoje.

A informação e linguagem desta página não é técnica, ela foi fornecida apenas como uma informação geral e não deve ser considerada totalmente completa e exacta. Sónia Reis

Optimizado para IE 6.0 ou superior | 800x600 & Macromedia Flash 9
** copyright Sónia Reis - all rights reserved ** Design by: littledragonblue **